26/03/2008

Theatro Bolshoi







Ontem fomos ao ensaio da Ballet Theatro Bolshoi O CIC estava lotado, apesar da assembléia estar ocorrendo no mesmo horário as escolas realmente se comprometeram e levaram os alunos. Levamos os alunos do projeto Monitoria e três alunas do grupo de dança de 2007.

07/03/2008

"2008 - O retorno às aulas"

Mochilas prontas e aquele gostoso cheirinho de vinil, cadernos com folhas branquinhas e canetas sem nunca terem uma mãozinha para acariciá-las. Tudo novo e perfumado e pronto para serem usados.
Todos sabem o dia do retorno, mas sempre perguntam para terem a certeza que ela vai começar no dia marcado e que eles estarão de volta com certeza.
Nos primeiros dias alguns vêm bem felizes com um sorriso largo e aberto, cumprimentam a todos, vem com certeza que aqui é o melhor lugar do mundo, já outros acham que estudar não serve para nada, que estar aqui é uma perda de tempo.
De certa forma, é compreensível esse desestímulo, afinal de contas, o que há na escola de interessante? O que há na escola que possa ajudá-los no seu dia-a-dia? Que faça as coisas fazerem sentido nas suas cabeças? Que faça a vida ser vivida com prazer?
São perguntas para as quais não temos respostas. Sabemos que o estudo é importante. Cada vez mais o mercado de trabalho exige pessoas com uma preparação maior, que tenham uma boa formação intelectual junto com o conhecimento prático da profissão, por isso estudar hoje é uma necessidade premente. Mas o que fazer para que a escola seja, além do lugar onde encontramos essa formação, um local onde o prazer caminhe junto com a necessidade? É possível estudar com alegria? Como estimulo?
O ser humano por natureza é um curioso, que sempre quer saber mais, que não se conforma com um mínimo de informação, quer saber como tudo funciona e a criança é uma miniatura do ser humana, uma isca de gente, mas sua curiosidade é imensa, até porque ela tem poucas informações a respeito da vida.
O conhecimento que a escola oferece é realmente importante para a formação profissional de todos os seus alunos ou apenas para aqueles que pretendem cursar uma faculdade?
Será que ainda estamos, apenas, preparando os alunos para os vestibulares, os concursos?
Se as respostas para essas perguntas forem afirmativas, devemos nos perguntar onde fica aquele aluno que não pretende cursar uma faculdade, que não está preocupado em passar em concursos?
É hora de pensarmos o currículo escolar, preocupando-se muito com esse aluno, que em 2008 consigamos responder as nossas inquietações e que possamos ver a alegria estampada no rosto do nosso aluno.

Rosimar Jose
Coordenadora do Espaço da Sala Informatizada
EBM Osvaldo Machado

03/03/2008

"Inscrições para Projetos 2008"

Iniciamos as inscrições para os Projetos do Espaço da Sala Informatizada 2008, nos dias 3, 4 e 5 de março.
Para maiores informações o edital estará anexado no Hall de acesso a estrada principal.
lembramos que alguns critérios de seleção foram alterados para 2008.
Rosimar

Há tanto pra conhecer...

“ Há tanto pra conhecer,
há tanto pra explorar!
Basta os olhos abrir,
e com o ouvido escutar.
Aprende-se o tempo todo,
dentro, fora, pelo avesso,
começando pelo fim,
terminando no começo!”
Pedro Bandeira