14/06/2009

Paródia

Mona Lisa é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci. (1452-1519)
O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. Seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo.
Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos.
Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta agora no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atração do museu.


Paródia
A Paródia é uma imitação de uma composição literária, (também existem paródias de filmes, pinturas e músicas), sendo portanto, uma imitação que geralmente possui efeito cômico (humor), utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para fazer uma crítica.





Bom Conselho

Composição: Chico Buarque
Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir que a dor não passa
Espere sentado Ou você se cansa
Está provado, quem espera nunca alcança
Venha, meu amigo
Deixe esse regaço Brinque com meu fogo
Venha se queimar Faça como eu digo
Faça como eu faço Aja duas vezes antes de pensar
Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde Devagar é que não se vai longe
Eu semeio o vento Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade


Análise:
Em cada estrofe resgata um série de ditos populares, tais como: “ Se conselho fosse bom, se vendia”, “Quem espera sempre alcança”, “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, “Quem brinca com fogo, acaba se queimando”, “Devagar se vai longe”, “Pense duas vezes, antes de agir”. “Quem semeia o vento, colhe tempestade”, “Fazer tempestade em copo d´água”
Esse resgate que a música faz dos provérbios é uma paródia, uma vez que muda o sentido do texto original, além de causar certo humor, por quebrar o sentido habitual.
Sentido dos provérbios: incentivo a passividade, postura conservadora.
Sentido da letra da música: - inconformado: ” Devagar é que não se vai longe”, - prega desobediência: “Eu semeio o vento. Na minha cidade. Vou pra rua e bebo a tempestade”, - convite à ação: “Aja duas vezes antes de pensar.”.

Paródia de Juó Bananère(1920) ao poema "Canção do exílio" de Gonçalves Dias em dialeto ítalo-paulista
Migna terra tê parmeras,
Che ganta inzima o sabiá.
As aves che stó aqui,
Tambê tuttos sabi gorgeá.
A abobora celestia tambê,
Che tê lá na mia terra,
Tê moltos millió di strella
Che non tê na Ingraterra.
Os rios lá sô maise grandi
Dus rios di tuttas naçó;
I os matto si perde di vista,
Nu meio da imensidó.
Na migna terra tê parmeras
Dove ganta a galigna dangola;
Na migna terra tê o Vap'relli,
Chi só anda di gartolla.

Paródia - Meu erro (Paralamas do sucesso)
Eu quis comer
Você não quis me alimentar
Agora não peça
Não me faça panqueca
Eu não quero comer
Nem quero vomitar
Que vai ser diferente
Que a panqueca mudou
Você não quis comer
Porque estava estragado
E o meu erro foi comer e ficar enjoado...
Vomitaria!
Ah meu Deus, era tudo porcaria
eu gritava seu nome, não me engane jamais
Mesmo comendo eu Eu não vou perdoar
Eu conheço seus molhos
Eu escuto seus peidos
Não há nada de novo
Ainda cheira muito mal
Então não me enganes
Não cozinhe jamais...
Não cozinhe jamais...
Não cozinhe...

3 comentários:

  1. bruna alves:
    eu achei muito legal e muito interessante no gestos que a mona lisa fazia os tipos achei muito interessante

    ResponderExcluir
  2. muito legal e interesante no gesto que a monalisa fez muito interessante

    ResponderExcluir
  3. caralho porra esse site não vale nadaaa

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui.