16/11/2010

Intervenções em Fotografias

As sextas séries estão desenvolvendo com a Profesora Sandra (Artes)uma proposta de intervenção em fotografia. Os alunos fotografaram e no ColourPaint estão realizando as intervenções.

Algumas das imagens

09/11/2010

Festival de Talentos 2010

Neste sábado, aconteceu mais um dia de reposição. Mas com certeza, foi um dos dias mais divertidos e relaxantes.
A reposição da greve foi feita com o "Festival de Talentos". Evento que vem acontecendo a tempoa aqui na escola. Este ano, tivemos várias apresentações especiais, como: Odilho - O Manezinho e o Grupo de Dança da Professora Maria Morena da academia da Ponta das Canas.
O Odilho fez muita gente rir e se divertir com seu jeito manezinho de falar com o público. Ele está tão chique, que tem até site e Twitter.




Os videos do Odilho estão no Youtube se quiser conderir.



Video 1



Video 2



Video 3


Video 4

























08/11/2010

Produção de Vídeo na Escola

Os Protagonistas 
somos Nós

A professora Maria Margareth, em fase final do curso de Letras da UFSC, está como professora de Língua Portuguesa na Escola Osvaldo Machado neste ano de 2010. Margareth está realizando o Projeto de Produção de vídeo escolar pelos alunos. Os vídeos produzidos, são alguns editados na Sala Informatizada, na casa dos alunos e no Notebook da professora, (não temos nos computadores memória suficiente para editar vídeos longos). As apresentações das produções estão acontecendo no espaço da Sala Informatizada.
Nas apresentações produzidas pelos grupos participantes da disciplina de Língua Portuguesa, foi possível avaliarmos uma série de pontos que o Projeto possibilitou como: a integração dos alunos, criatividade, o uso da tecnologia na visão dos adolescentes. Conseguimos, assim ter uma panorama das inúmeras possibilidades de trabalharmos na escola com as mais diferentes turmas utilizando a produção de vídeo. O uso de aparelhos celulares, câmaras digitais e mp4 utilizados pelos alunos são recursos cada vez mais acessíveis aos alunos, de fácil manipulação. O vídeo esta incorporado em muitas das realidades dos jovens de nossa comunidade, principalmente pelo acesso a internet e a sites de postagens de vídeo, principalmente o Youtube. Este espaço (web) desempenha indiretamente um papel educacional relevante. Mostram-nos modelos de comportamentos, ensinam-nos linguagens e privilegiam alguns valores em detrimento de outros.
Diante desse panorama a Produção do Vídeo na escola entra com um papel impactante e sedutor, trazendo para este ambiente possibilidades de criação dos próprios alunos, onde eles são protagonistas dos roteiros e dos conteúdos a serem filmados, explorando suas emoções, fantasias, desejos, medos e aperfeiçoando continuamente a utilização da produção de vídeo no ambiente escolar. Sentimos isto a cada vídeo apresentado. A criatividade de produção dos alunos superou a expectativa dos profissionais responsáveis pela avaliação da produção de roteiro e filmagem.
Destacamos para este tipo de atividade, o comportamento de alguns alunos, que eram desinteressados, “ranzinzas” e desmotivados. O valor pessoal ficou tão bem acentuado que é visível a mudança para melhor.

Parabenizo a professora Maria Margareth ( Língua Portuguesa) pelo desafio em ousar em oportunizar aos alunos da Osvaldo Machado a possibilidade de criarem e recriarem a arte da produção de vídeo.

Confira um dos vídeos produzido e postado no Youtube pela aluna Chrislayne da oitava série


Jornal Panamericano(vídeo)