27/07/2012

Pão e Poesia







Dia 12 de julho, realizamos um sarau poético em uma das salas da escola, uma reunião festiva e cultural entre amigos. Ouvimos poesias declamadas pelos alunos do 5º ano e convidados como a Diretora Karina Ribas, Orientadora Letícia, Bibliotecária Andréia, Auxiliar da Bibliotecária Dona Ligia, Professora Aparecida que esta na sala de vídeo, Professora Maria Cecília readaptada... e a alguns meses da aposentadoria,  Professora Rosimar executora das Olimpíadas com o 5º ano, Professora Ana Paula (Acompanhante da aluna especial), Professora Alcilene ( Professora da turma), não podendo  de mencionar a aluna Giovana do 2º ano que fez a abertura do sarau e Irinéia que fez a frente servindo o lanche aos convidados e participantes.
A reunião foi muito agradável, momentos de pura arte. Ouvir os alunos declamarem poemas de poétas consagrados foi um banho de cultura e estimulo para os alunos escreverem seus poemas. 
Este momento recebeu o nome de  "Pão e Poesia",  o pão simbolizando o alimento para  o corpo e a poesia  para a mente. Um momento como este  a gente descobre junto e vivencia!
Todos saem ganhando. O resultado é uma grande soma de conhecimento.



Sarau Poético

Um sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical realizado geralmente em casa particular onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Evento bastante comum no século XIX que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. 
Fonte: wikipdia.org.

10/07/2012

A poesia é uma janela aberta para o mundo.

Amanhã, dia 11 de julho encheremos nossas mente com poesias. No quintal da escola realizaremos um Sarau de Poesias. O Sarau faz parte  da 4ª Oficina das Olímpiadas da Língua Portuguesa.


03/07/2012

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (Olimpíada) desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
Olimpíadas da Lingua Portuguesa
Em 2008, participamos na categoria Poemas  (4ª série 40 e 41) e Memórias (8ª 80), onde a aluna Karina 4ª série 40 chegou na etapa  final do municipio, tendo seu poema pública em um livro (simbólico) lançado pelo PMF.
Em 2010, participamos na categoria Memórias.
Em 2012, estamos novamente  engajados com a categoria Poemas com o 5º ano 50.

Escrevendo o futuro
5º Ano 50
Hoje realizamos a oficina 3 na praia de Ponta das Canas
O primeiro ensaio.
Tema: O lugar onde vivo
Inspirações foi o que não faltou.Manhã ensolarada ....Um convite